quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Miniaturas de Carros Brasileiros #14

É comum lermos em revistas especializadas que os carros produzidos na Argentina ou demais países do Mercosul são considerados "nacionais", talvez pela isenção de impostos... ou pela grande quantidade de peças e módulos que são fabricados no Brasil e enviados para a Argentina para a montagem final. Um ótimo exemplo, é a pickup Toyota Hilux, montada na Argentina mas que é objeto de desejo de muitos brasileiros. Para quem não pode comprar uma em tamanho natural, como eu, pode ficar feliz da vida com uma miniatura dela, em escala 1:43 (cerca de 12cm). A miniatura é feita pela Minichamps e é bastante fiel à Hilux 1:1! A miniatura pode ser encontrada por algo em torno dos R$ 100,00 ou R$ 150,00... Um pouco cara mas, vale a pena!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Papercraft: Skoda Fabia

O Fabia é um pequeno hatch fabricado pela empresa tcheca Skoda, controlada pelo grupo Volkswagen. O carro da foto é da primeira geração do modelo, que dividia a mesma plataforma do VW Polo. Pois então, aqui está um Skoda Fabia para imprimir e montar (clique nas imagens para ampliar). Divirtam-se!

Instruções de montagem:

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Carros de Polícia: Holanda

Simpático o New Beetle de Polícia! Para os holandeses, ele é apenas um "simples" carro de sua frota, que ostenta alguns dos carros das fotos abaixo além de Porsches, BMW´s e outras máquinas de sonhos...

Volksvagen New Beetle
Volkswagen Sharan
Opel Speedster
Chevrolet Corvette

domingo, 16 de janeiro de 2011

Meu Carro é um Kadett... Meu Outro Carro...

Vejam só o Rubinho, novinho, tirando onda com um Chevrolet Kadett GS... e ainda dizendo que seu outro carro era um F-3! Nesta época o Rubinho Barrichello era bem moleque, tinha bastante cabelo e vinha de uma excelente temporada na Formula 3 Inglesa, na qual tornou-se o campeão. Neste mesmo ano, em 1991, Ayrton Senna sagrava-se Tricampeão mundial de F-1 e Chistian Fittipaldi conquistava a F-3000, principal categoria de acesso à F-1 naquela época. Foi um ótimo ano para o automobilismo brasileiro!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Razões Para Ter Um Volkswagen!

Essa é boa! Nos anos 60 a Volkswagen do Brasil veiculou a propaganda acima, alertando sobre uma das principais vantagens obtidas na compra de um Fusca: o baixo custo de manutenção. Naquela época, ao que parece, a dúvida quanto à habilidade das mulheres ao volante era bem maior.

Crédito para o site loucurasedevaneios.com.br

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Miniaturas de Carros Brasileiros #13

Para quem curte miniaturas 1:43, principalmente as de automóveis 1:1 que estão ou já estiveram próximos de nós, estes dois Mareas podem preencher bem a coleção de muitos. Ainda estou atrás da versão sedã (foto acima), mas pelo menos já tenho a miniatura da Fiat Marea Weekend na coleção. Estas minis são bastante simples e pouco detalhadas, sendo fabricadas pela Bburago/Maisto. Não preciso dizer mais, né?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Como Teria Sido o Gol da Ford?

No início de 1994, num momento em que já esperávamos um VW Gol bem diferente (o 'bolinha'), muito se falava sobre um novo compacto da Ford que usaria a plataforma, mecânica e a carroceria do novo VW. Essa era uma época em que as duas empresas formavam uma joint-venture, a Autolatina (composição: 49% Ford e 51% VW). Vasculhando minha coleção de recortes de jornais da época, achei essas ilustrações feitas pela Folha de São Paulo em seu caderno Veículos. É claro que foram ilustrações feitas no 'chutômetro', com base em poucas informações. É uma tarefa muito difícil para jornalistas e mídia especializados buscarem informações 100% exatas sobre futuros lançamentos. Com algumas informações, se chega a uma conclusão. A Folha de São Paulo foi incisiva, conforme trecho da matéria a seguir:

"Está confirmado. A Ford lança um novo carro pequeno no país, no final de 95. Vai ser derivado do novo Gol, que a Volkswagen apresenta oficialmente depois de junho e começa a vender a partir de agosto em suas revendas."

Desde o surgimento da Autolatina, em 1987, a VW compartilhou os motores AP assim como a plataforma do Santana/Quantum com a Ford, resultando no Versailles/Royale. Já os alemães aproveitaram a parceria para lançar o Apollo - que era praticamente igual ao Verona, apresentado em 1989 - e a dupla Pointer/Logus, baseados na geração seguinte do Escort/Verona. A VW também chegou a utilizar motores da Ford. Segundo a matéria da Folha, a Ford queria fazer um carro com alguma personalidade, objetivando diferenciá-lo do Gol.

"O modelo, ainda sem nome definido, está sendo desenvolvido no estúdio Ghia, na Itália, e terá a mesma plataforma, mecânica e motorização do novo Gol..." "...Um protótipo do modelo foi submetido no início do ano a testes no túnel de vento da Volkswagen, na Alemanha."

A verdade é que muitos davam como certo o lançamento de um novo compacto da Ford com base no Gol mas... Parece que a VW chiou e não queria compartilhar a plataforma de seu best-seller com a Ford. Há quem diga que esse foi o estopim da separação. A seguir, trechos da página da Wikipedia, onde são expostas as possíveis causas do fim da Autolatina, que efetivou-se em 1996:

No início dos anos 90, a criação da Autolatina começou a ser questionada por ambos os lados. Por exemplo, a equipe da Volkswagen sentia-se incomodada com perda de mercado para o Uno Mille (que, como único veículo da categoria, era um crescente sucesso de vendas) e queria entrar neste segmento de “populares”; mas a Ford tinha uma estratégia diferente, o que se evidencia pela sua tardia entrada neste mercado com o modelo Ford Ka.

Outro exemplo: os engenheiros da Volkswagen percebiam que era chegada a hora de remodelar o Volkswagen Gol, mas o pessoal da Ford não concordava com o investimento necessário, pois tinha outras prioridades na linha Escort. Além disto, havia entre o pessoal da Volkswagen a percepção de que seus produtos ganhavam mercado enquanto os da Ford perdiam. O tempo, porém, mostrou que ambas as marcas estavam perdendo terreno para a concorrência, inclusive devido à abertura do mercado e à entrada de novas empresas no setor.

A decisão de separar as empresas, dissolvendo a
Autolatina, foi tomada no final de 1994 e efetivou-se em 1996, ocasião em que os sistemas de informação passaram a ser específicos a cada uma delas. A separação foi mais amigável do que pode parecer à primeira vista: foi uma questão ligada a filosofias e estratégias de negócio, com poucos traços de sentimentos e rancor. Um sinal claro disto foi que os empregados puderam optar pelo seu destino, ou seja, se iriam para a Ford ou para a Volkswagen, independentemente de sua origem. Desta forma, vários ex-funcionários da Ford ficaram na Volkswagen e vice-versa.


Dentre os problemas a solucionar estavam os produtos que usavam componentes das duas empresas (exemplo: o Escort com motor Volkswagen) e aqueles em que uma das fábricas produzia para a outra (exemplo: o Volkswagen Logus produzido pela Ford com motor Volkswagen). Para solucionar tal dilema, o acordo previa que, por um ano, produtos híbridos seriam mutuamente suportados. Após este período, cada empresa deveria estar capacitada a trabalhar com seus próprios recursos.


Ilustrações: Fábio Ferrero/Folha de São Paulo - 1994.


Obs.: Texto publicado originalmente em 2008. Atualizado em 13/jan/2011.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Rodízio de Identidade #2

Vasculhando o YouTube, pude encontrar esses dois vídeos dos Fiats Strada e Brava americanos. Relembrando: Nos EUA, o Fiat Ritmo se chamou Strada enquanto que o Fiat 131 se chamou Brava! Nos dois vídeos, surgem coletâneas de apresentações dos irmãos gêmeos do Ritmo e do Fiat 131. Não deixem de ver as propagandas de revistas no post anterior. Assistam:




Obs.: Texto publicado originalmente em 19/jan/2008. Atualizado em 11/jan/2011.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Rodízio de Identidade #1

Sabiam que a Fiat, em sua passagem pelos EUA nos anos 70 vendeu os modelos Brava e Strada? Pois é, mas não remetem à proposta de veículo que nos vem à cabeça - principalmente no caso da Strada. Como podem perceber, por esses anúncios veiculados em revistas norte-americanas no ano de 1979, o clássico modelo 131 foi batizado como Brava e o pequeno Ritmo (tá, nem tão pequeno) virou Strada... Em caso mais recente, na Austrália, o novo Fiat Bravo teve que ser rebatizado, como Ritmo! Essa mudança ocorreu por já existir uma pick-up da Mazda chamada Bravo.

Som de Hoje: Mountain - Mississippi Queen


Obs.: Texto publicado originalmente em 18/jan/2008. Atualizado em 09/jan/2011.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Logotipos Trocados #1

Mais uma série de postagens. Agora, são carros conhecidos com marcas diferentes. De uma forma geral, são acordos comerciais entre montadoras em alguns países ou, simplesmente um 'troca-troca' de logotipos entre montadoras de um mesmo grupo, como a GM ou PSA. Para começar, o Suzuki Vitara e suas variantes no Japão, por meio do Mazda Levante, nos EUA representado pelo Geo Tracker (foto abaixo) e na América do Sul, conhecido como Chevrolet Tracker!
Obs.: Texto publicado originalmente em 25/abr/2008. Atualizado em 07/jan/2011.

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